DISCURSO DE FORMATURA

ESCOLA TEOLOGICA DA ASSEMBLEIA DE DEUS NO BRASIL
DISCURSO DE FORMATURA:
TURMAS DE MÉDIO E BACHAREL EM TEOLOGIA DO NÚCLEO DE TOUROS/RN
ALEVILSON DA SILVA TAVARES (ORADOR)



A paz do Senhor para todos!
Hoje trata-se de um momento de solidificação de um projeto coletivo onde forças foram fundidas para dar-se forma a uma nova imagem da educação teológica do povo evangélico tourense.
Um novo tempo de crescimento, abnegação e confrontos torna-se real com a conclusão da primeira turma de formandos nos cursos de Médio e Bacharel em Teologia dentro dos limites geoespacial do município de Touros/RN.
Os indivíduos que ganham são muitos e em diferentes esferas. Ganha a igreja por poder contar com mais pessoas aptas para desbravar a Palavra de Deus em suas diferentes abordagens. Ganha o município por saber que seus munícipes são pessoas abnegadas na arte do aprender. E ganha cada formando mesmo diante da grande responsabilidade que há no título que passará a desfrutar a partir de então.
Os fatores que desencadeiam um momento com essa dimensão são os mais diversos e complexos possíveis. Assim torna-se inteligível iniciar a prédica com uma recomendação paulina:
          “Tu pois meu filho, Fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus” (II Tm 2.1)
          A recomendação estar nítida e não abre víeis para quaisquer discussões imprudentes. A Graça Salvífica precisa ser um poli vitamínico que serve ao crente em todos os estágios de sua lida cristã. E não basta apenas alimentar a ideia de sua realidade existencial e amplitude que se pode alcançar e alterar o cotidiano do cristão. É preciso um exercício constante, sólido e eficaz para que se possa ser identificado em meio ao oportunismo religioso do mundo moderno. Precisa-se somar forças, Fortificar-se nessa Graça. E só o estudo sistemático pode tornar esse momento uma realidade iminente a um povo aberto aos ajustes espirituais dentro de um contexto pleno da Palavra.
Em um âmbito coletivo como este em que me dispus a falar em nome da turma quero me ater nessa lida ao direcionamento paulino: Fortificar-se na graça em que há em Cristo Jesus.
Porém existe um outro contexto, o individual. Ele é mais específico e que impulsiona meu histórico, intelecto e emoções me levando a registrar a necessidade em agregar a esse discurso o objetivo que me inquietou na procura do aprimoramento o que iniciou-se dentro de um curso de Bacharel em  Teologia.
Por muito tempo estive observando que a luz pode ser propagada em diferentes proporções dependendo do meio em que projetada. Vejamos enquanto um refletor alcança uma área hectométrica, um fachilate, laterninha por assim dizer, só consegue deter-se a um espaço reduzido em poucos metros.
E isso me maltratou, pois, me vi o tempo todo olhando a Palavra de Deus sob a ótica de um fachilate. Era pouco. Era insuficiente para a sede que me alma despontava em conhecer a Palavra de Deus. Entendi que precisava ampliar a superfície de contato visual. E sabia que com meus estudos individuais isso não seria tão simples.
Não queria me deter apenas a terminologia comum a um concluinte do curso de bacharel em teologia. Sempre busquei ser um conhecedor da Palavra de Deus.
Para tanto recorrer a grade de docentes a que dispõe este órgão de promoção educacional da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, a Escola Teológica da Assembleia de Deus no Brasil-ESTEADEB, me constrange a ser enfático em destacar sua contribuição para que os watts de minha lanterninha fosse elevado a categoria de no mínimo uma lanterna, deixando de ser aquela lanterninha em que iniciei o curso lá em meados de agosto de 2013.
Portanto prestar agradecimentos é uma ação que me aproxima de um momento de satisfações múltiplas. E os faço dividindo com todos os que tornaram possível a realidade dentro de um projeto de vida.
A Deus, por Rei dos reis e Senhor dos senhores.
Ao Pastor Martim Alves por sabiamente fazer com que essa cadeia de aprendizado e ensino se propague dentro do estado do Rio Grande do Norte.
Ao Pastor Josino Maciel pela serenidade e seriedade em que encarou o projeto.
A própria ESTEADEB, na pessoa de seu atual diretor o Pastor Oseas Macedo de Paula.
A administração do município por deixar livre o caminho para que o ensino teológico seja disseminado entre seus munícipes.,
A direção da Escola Estadual Cel. Antônio do Lago, sob a representatividade do Sr. Patrício, nossos sinceros agradecimentos pela disponibilidade do espaço físico para que pudéssemos nos acomodar nos diferentes encontros de estudos.
Aos familiares por sempre servir de ponte quando as intempéries tomaram conta do caminho acadêmico de cada um.
Que essas turmas sejam reflexos e descritas como uma prova real de que a Educação Teológica no Rio Grande do Norte vendo sendo elemento determinante no fazer do cristão norteriograndense. E está sendo ampliada alterando para melhor a realidade de seu povo com uma atitude de prática e fé.
Que possamos dizer: “Do Senhor é terra e a sua plenitude o mundo e aqueles que nele habita” ( Sl 24.1)
 Muito obrigado a todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário