SEJA 1 DOS 120


IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS
ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

 CAJUEIRO-TOUROS/RN

 
 

PROJETO: SEJA UM DOS 120

Alevilson da Silva Tavares¹

JUSTIFICATIVA:

A EBD de Cajueiro-Touros/RN estava vivendo um momento de oscilação muito grande na frequência dos alunos. A problemática estava centrada que a oscilação estava sempre seguindo um declínio alarmante. Entre os irmãos que visitavam a escola muitos deles não queriam que seus nomes fossem colocados na ficha de matrícula.
         Em meados de janeiro de 2011 quando trabalhamos no primeiro trimestre deste ano a lição sobre Atos dos Apóstolos, a  Classe Vencendo com Cristo – classe dos jovens juntamente com seus professores viram a oportunidade de um alavancar da dinâmica, fomos impulsionados a trazer para nossa EBD, aquela lição da reunião dos 120 irmãos que estiveram reunidos em Jerusalém cumprindo a ordenança do Mestre “Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder”(Lc 24.29).

Considerando que nos últimos 10 anos, no que se tem registrado, a nossa EBD não dispunha de uma frequência que chegasse nem a 100 pessoas. Então nosso objetivo¹  estava centrado na frase seja um dos 120. A fim de elevarmos a freqüência da EBD a 120 alunos até o final do 1º trimestre.

OBJETIVO:

Fazer com que alguns irmãos da igreja percebesse que precisavam se reunir na EBD para ver o agir de Deus acontecendo em um campo de suas vidas que não estava sendo priorizado nos últimos anos – o estudo da Palavra, via EBD.

DESENVOLVIMENTO:

Durante as aulas do Livro de Atos e após muitas ideias serem filtradas propôs uma confecção de fichas com algarismos indo–arábicos  de 01-120. E isso teria uma conotação de convites, já que seriam entregues com o convite oral. E, pensando em garantir a maior quantidade de distribuição dos convites alguns números foram duplicados.

Os poucos alunos da sala Vencendo com Cristo receberam a incumbência de comparecerem ao templo um sábado a tarde para em grupos e sob a liderança de seu professor sair nas casas dos irmãos da igreja entregando aqueles convites e reforçando oralmente que ele seria 1 dos 120.

Foram poucos os que compareceram para entregar os convites mas o resultado foi estrondoso, se comparado ao que se esperava. Uma escola que tinha frequência média de 65 pessoas, no encerramento do trimestre contou com 160 irmãos que prestigiaram a nossa EBD e, deste muitos se tornaram alunos.

Aproveitando a vinda dos irmãos procuramos fazer uma programação diferenciada a fim de garantir que estes retornariam não como expectadores da EBD mas muitos deles se abriram para incluírem-se como aluno.

AVALIAÇÃO:

Ver que 160 irmãos estavam na EBD de 27 de março de 2011 foi confirmar que aqueles convites foram instrumentos que Deus usou para falar ao coração de muitos.

Propostas pedagógicas que vislumbrem o agir de Deus no meio do povo como esta atividade ocasionou o entendimento de que há sim reação do povo quando alguém se prontifica para lutar pela causa do evangelho.

 

CONCLUSÃO:

A ideia de entregar os convites aproveitando-se do tema da lição e pregando o lema “Seja 1 dos 120”, a princípio foi só uma ideia que surgiu em meio uma aula, mas com o envolvimento de alguns jovens e o impacto que essa ação gerou na EBD, e na comunidade cristã fez-nos entender que ideias assim devem acontecer periodicamente, pois muitos do que receberam o convites sentiram-se responsabilizados em estar juntos, “no grupo dos 120” , para verem o agir de Deus.

_______________________________________________________________

Alevilson da Silva Tavares é Pedagogo, Biólogo, Especialista em Educação Ambiental e Diácono, e 2ºsuperintendente da EBD desde de 2009, na Assembleia de Deus - em Cajueiro-Touros/RN.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário