EBD: PASSO A PASSO PARA UM SUCESSO PROMISSO

EBD:  PASSO A PASSO PARA UM SUCESSO PROMISSO
Alevilson da Silva Tavares
 
A Escola Bíblica Dominical em parâmetros educacional tem buscado ao longo dos últimos quatros anos inquietar a membrazia da igreja local para um olhar mais apurado sobre suas condições reais e futuras.

Mistificar o processo de ensino sem ferir a Sã Doutrina por seus víeis bíblicos não nos foi uma tarefa fácil se olhar pelo âmbito administrativo. Pois precisou em todo o tempo moldar paulatinamente o pensar de cada professor sem que este se desse conta da mudança avassaladora que o mesmo chegaria ao final do processo.

Reuniões pedagógico administrativo foram implementadas trimestralmente o que só ocorria no início de cada ano para fins de ajustamento do corpo docente.

O problema dos alunos chegarem mais cedo e não disporem do templo aberto foi resolvido com uma dinâmica entre a sala da juventude onde através de uma escala dominical jovens do sexo masculino, eram incumbido de abrir o templo, deixar um hino tocando e ficar de prontidão para receber os alunos com o máximo de carisma possível. Eram instituídos indiscretamente na EBD, porteiros para atuarem durante o funcionamento da EBD. O que perdura até hoje.

Os recursos financeiros também foram motivos de quebra de paradigma, não foi simples, pois, ao alongo de mais de 70 anos de EBD em Cajueiro – Touros/RN a Escola Bíblica Dominical não dispunha de quaisquer recursos. Isso era grave! As ofertas seguiam para a tesouraria geral. A partir dessa nova perspectiva de ver a EBD a superintendência solicitou que estas ficassem concentradas na tesouraria da própria EBD para auto-suficiência da mesma em fins pedagógicos e administrativas.

O Material de estudo foi outra “barreira” que precisou ser aplainada. sendo de responsabilidade do pastor da igreja e somado a suas responsabilidades eclesiásticas mais a distancia da capital do estado- pois era de lá que obtínhamos todo o material. O que acarretava de muitas vezes chegar o dia de iniciar o trimestre e não de dispor de material pedagógico para implementação das aulas.

A nova proposta da superintendência da EBD foi adquirir esse material direto da editora, mesmo que lhe tivesse custo adicionais de frete contudo quando equipe com a comodidade de receber pelos correios, em casa, com um prazo de pagamento confortável e com uma possível geração de renda para a EBD. E ainda podendo tornar o preço das revistas e outros mais acessíveis, logo mais alunos comprariam o que estimularia a frequência na EBD. Ideia acatada e confirmada nos resultados.

Materiais como pastas visuais, que dentro do curso da editora que utilizamos de sua estrutura curricular para as aulas de Material, jardim de Infância e Primários reincidem a cada três anos, não foi mais disponibilizado para as docentes tomarem posse definitiva e sim ficar sob responsabilidade da EBD, assim quando voltasse o temática não precisaríamos comprar o material novamente.

Quanto aos professores dos jovens e adultos um desafio instigador foi lançado buscando corrigir um grave erro que perdurou décadas. O nobre professor pedagogicamente dispunha de Bíblia e revista para uma aula. Vale destacar que o nível de acadêmico dos irmãos da igreja só veio ser ampliado nos últimos oito anos coma chegada de universidade nas circunvizinhanças.

Contudo o professor que não dispunham de um bom nível de escolaridade recebia uma lição para ser explorada com os alunos sem quaisquer auxílios paradidáticos e isso comprometia sua aula e toda a conjuntura da EBD local, pois se seu aluno não percebia segurança na temática exposta logo não se via motivado para compor um quadro onde não conseguia acompanhar o raciocínio do professor.

Esse ponto foi corrigido com uma ação simples. A editora que fornece o material pedagógico sempre lança um livro paralelo ao lançamento de cada lição. Então sumariamente comprou-se um livro e este era xerografado entre os professores. Após o desenvolvimento e “dependência” do professor pelo livro paradidático e vendo como este era determinante em suas aulas então foi sugerido a compra individual do livro. Essa proposta foi aceita de forma unânime. E hoje até alunos solicitam o livro.

Os professores não ficaram apenas como expectadores dentre desse processo de mudança simultânea estes foram submetidos a cursos de reciclagem no aspecto pedagógico. Alguns deles participaram de conferência voltada a educação cristã, curso de preparação para trabalhar com crianças isso em outras delimitações geográficas.

Pensando nos demais que não dispunham de tempo e recurso, se fosse necessário, a nossa EBD criou um treinamento local que há quatros anos “incomoda” e estimula o professor na arte de educar o nosso alunado com uma confiança daquilo que se faz e com a certeza de que essa segurança estar trilham os olhos da pedagogia e sem perder a Bíblica como foco central. Assim estava criado o SIMPÓSIO DE EDUCADORES CRISTÃOS, sua criação foi em 2010, e apenas em 2012 não houve o simpósio, pois toda a igreja estava imbuída na construção do Novo templo da Assembleia de Deus em nossa comunidade e os recursos não estavam sendo destinando para outros fins.

Ao longo dos Simpósios estiveram como palestrantes Psicólogos, Especialistas em educação, Mestre em teologia, conselheiros familiares, teólogos, biólogos, pedagogos, pastores, presbíteros, diáconos e auxiliares com diferentes especialidades na esfera da educação cristã.

Buscou-se nesse percurso explorar o ministério do ensino com o tema do I simpósio “Cumpre o teu Ministério”(II Tm 4.5), o II simpósio tratou da posição do crente no processo de ensino com a temática “transformai-vos pela renovação do vosso entendimento” (Rm 12.2) e sub tema: EBD: tem um aluno lá em casa, por fim o III Simpósio explorou A chamada de Deus sobre a vida do crente com o temática: “Fiel é o que vos chama” (I Ts 4. 24).

É de praxe que para se elencar um trabalho sólido dentro de uma estrutura educacional faz necessário estarmos dotamos de conceitos simples da área para se poder então corroborar bem como sustentar as ideias propostas mediante as críticas oriundas da ação em que estar se investindo. A teoria não é tudo mas barra aqueles que querem colocar tudo de águas a baixo.

Precisamos nos deter a leitura durante esse processo. Pois era nossa a responsabilidade de construirmos localmente pilares que seriam utilizados como base para aqueles que posteriormente levantariam as “paredes”. E assim precisavam estarem convictos de que não se tratavam de emocionalismo ou mera influência de grupos que visam status no meio.

A literatura ajuda a podar quem vem e quem vai. Quem começou e quem terminou.

Entre muitos pilares que precisavam sustentar a EBD, através de leituras especializadas, colocamos em destaque os livros que corroboraram nesse processo:

ü  Bíblia Sagrada

ü  Harpa Cristã

ü  Marketing para Escola Bíblica Dominical (César Moisés Carvalho)

ü  Manual da Escola Bíblica Dominical (Antonio Gilberto)

ü  Manual do Professor da Escola Dominical (Antonio Gilberto)

ü  Ensinando com êxito na Escola Dominical (Myer Pearlman)

Entendeu-se ao longo do caminhar que qualquer ideia, produto ou serviço só poderia ser promovido através de investimento em Marketing. O livro Marketing para Escola Bíblica Dominical de César Moisés Carvalho foi crucial para indicar horizontes que não eram aspirados por limitações culturais. A partir de então uma nova postura foi assumida nesse contexto.

Agora a EBD sai de dentro do templo e passa a fazer parte do convívio das pessoas na comunidade, em suas ruas, casas, escolas e a própria igreja. Os limites de atuação espaciais e ideológicos precisaram ser revisto para ser ampliado já que mais pessoas buscavam integrar esse “conjunto que já não era mais unitário” agora já estava bem abastecido de elemento que já pode até fazer intercessões.

A EBD caiu em campo, a “mão na massa” mesmo, e isso foi determinante. A seguir pontua-se alguns elementos que fizeram parte dessa dinâmica:

ü  Acessibilidade dos matérias didáticos e para didáticos

ü  Adesivos para Bíblias (Slogan da EBD)

ü  Adesivos para carro (Slogan da EBD)

ü  Adesivo para moto (Slogan da EBD)

ü  Almoço com a equipe da EBD

ü  Amigo secreto (adolescentes, jovens e senhoras)

ü  Anúncios ao longo dos cultos na semana

ü  Aula na Praia (crianças e adolescentes)

ü  Auto-suficiência financeira (ofertas destinadas a própria EBD)

ü  Bandeira da EBD (slogan da EBD)

ü  “Benção” para crianças (guloseima ao final de cada aula)

ü  Biblioteca da EBD

ü  Bibliotecário

ü  Bolsas de “colo”

ü  Bottons

ü  Blog:ebddentrodecasa.blogspot.com.br

ü  Calendário personalizado com slogan da EBD

ü  Campanha do quilo (Distribuição de cesta básica)

ü  Camisa (Simpósio)

ü  Cronograma anual de ações da EBD

ü  Diploma de Honra ao Mérito (para a Equipe que trabalha na EBD).

ü  Faixa convidando os alunos para matrícula

ü  Fardamento para alunos da EBD.

ü  Fardamento para professores da EBD

ü  Festas de comemorações do Dia das Mães e Pais

ü  Gincana para arrecadação de material (livros para Biblioteca da EBD)

ü  Gincana para escolha do slogan

ü  Jantar com Equipe da EBD

ü  Jogos bíblicos educativos

ü  Jograis

ü  Lanche (ao final de cada trimestre)

ü  Lembrancinhas personalizadas pás as datas comemorativas

ü  Livro paralelo ao lançamento de cada lição

ü  Patrocínio de literatura para equipe de evangelismo: Equipe Missionária Clarim de Deus

ü  Peças teatrais

ü  Pintura da fachada do departamento da EBD

ü  Porteiros para EBD

ü  Projetos: (Parábolas de Jesus, seja um dos 120 e Harpa Cristã: autores e história, os Discípulos de Jeus)

ü  Reuniões pedagógico administrativo

ü  Reutilização das Pastas visuais

ü  Simpósio de Educadores Cristãos

ü  Slogan da EBD

ü  Troféus (para alunos e professores)

Entende-se que qualquer atividade que seja organizada ou mesmo promovida pela EBD faz com haja uma delimitação de espaço e tempo dentro do cotidiano das pessoas bem como mediante organograma da igreja.

Para amenizar os custos as cadernetas foram produzidas dentro da EBD. Fazendo assim tanto reduzimos os custos, já que antes eram adquiridas via editora como pudemos personaliza cada caderneta.

O slogan da EBD passou a compor o cabeçalho junto ao slogan da Assembleia de Deus dos documentos como oficiais da igreja: escala oficial de trabalho, cartas de recomendação, transito e visitas, certidão e outros.

O Dia da Bíblia, 1º domingo de dezembro, passou a ser visto e homenageado pela EBD. Essa data abriu espaço para que fosse implementado anualmente o Desfile da EBD em toda comunidade, neste já foram abordados vários temas a citar: 2011, 2012 e 2013. No primeiro desfile em 2011, foi exposta a história da Bíblia Sagrada. No ano de 2012 a História do evangelho em Cajueiro, foi lembrada destacando os personagens que contribuíram para o evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo fosse plantado, enraizado e ramificado dentro de nossa comunidade cajueirense. Agora em 2013 abordamos a Missão transcultural e extrangeira como temática central do desfile.Neste tivemos a contribuição do Secretário Estadual de Missões das Assembléias de Deus no Rio Grande do Norte, o Pb Geraldo Majela.

Essa nova postura assumida pela Equipe da EBD de Cajueiro-Touros/RN ao longo desses últimos cinco anos desencadeou a possibilidade de intercambio de nossa EBD com outras junto a Natal, Campo Redondo, São Miguel, Santa Luzia, Touros, Lagoa do Sal, São José, Vila Assis, Vila Mayne, Vila Israel, Parazinho, Espírito  Santo e demais igrejas assembleianas e outras  que viram em nosso trabalho um norteador a ser seguido.

Seguros de que a propaganda é crucial para o desenvolvimento de um trabalho o slogan da EBD foi alvo de muito garimpo. Sumariamente adesivo para carros, motos e Bíblias foram confeccionados com objetivos duplamente pensados primeiro o marketing da EBD e segundo a aquisição de fundos para a escola, sem falar no sentimento de cooperação e valorização que cada aluno estava tendo em poder divulgar não somente ações da escola mas também que ele construía tudo isso.

A criação do slogan foi resultado de ideias e de uma Gincana promovida para os jovens com a contribuição da superintendência e amigos colaboradores.

O Dia dos Professores, secularmente comemorado no dia 15 de outubro também foi usado como ponte para integrar a equipe. Um momento de confraternização já foi organizado neste dia afim de incorporar mais essa data no calendário de atividades comemorativas da EBD. Aqui os professores não contribuíram com nada, todos os recursos vieram de doações de terceiros.

O amigo secreto foi uma ideia que surgiu os jovens da classe Vencendo com Cristo e contagiou parte da escola. Logo estavam senhoras e adolescentes compactuando da atividade. E alguns alunos que não dispunha de condições para adquirir sua lembrancinha para seu amigo secreto a escola patrocinava.

Percebeu-se que o momento dos cultos seria um bom momento para divulgar o trabalho que ora se desenvolvia na escola. E quase que diariamente era realizada uma chamada convidando os irmãos para se matricularem e oportunamente colocando algumas das atividades desenvolvidas no período. Essa ação perdurou nos últimos quatro anos.

Crianças e adolescentes já desfrutaram da oportunidade assistirem aula na praia. No caso dos adolescentes um ponto deserto de uma das praias de Cajueiro foi escolhida, a citar a “barretinha” e embaixo de uma cobertura de palha (palhoça ou rancho) a aula foi desenvolvida, após o momento da aula eles que previamente haviam sido comunicado da atividade levaram roupa de banho e caíram na água. Após o banho todos lancharam e foram para suas casas alegres e saltitantes.

Em função de algumas atividades solenes realizadas na igreja e EBD ficou a inquietação de que esta precisava de algo que chamasse a atenção do público sem perder a essência do que se propunha durante as atividades. E até mesmo para enriquecer o material de marketing da EBD. Após observações em campo e aquisição de recurso via doação fora do espaço evangélico foi idealizada e confeccionada uma bandeira para ser utilizadas nas atividades solenes e ainda durante os desfiles que agora faria parte dos organograma de atividades da escola.

As crianças foram pensadas em diferentes dimensões. Alguns jogos bíblicos foram adquiridos com recursos próprios. E uma ação idealizada por uma esposa de uma pastor que há oito anos já não pastoreia nossa congregação foi restaurada e ficou fazendo parte cenário da escola, a famosa “benção” após a aula. Cada criança recebe uma guloseima para ir para casa se distraindo e assim fazendo propaganda da EBD.

Por volta de 2010 um projeto audacioso mas necessário foi elencado e lançado para a juventude da EBD. A criação da Biblioteca da EBD. Para tanto fazia-se necessário a aquisição de material para tal acervo. Uma gincana foi idealizada e deu certo. Muitos livros, jornais, bíblias, novo testamento,harpas, apostilas, mapas, atlas entre outros foram arrecadados.

Até hoje o material adquirido beneficia novos convertidos que não dispõe de Bíblia ou mesmo uma revista para estudos. Esse indiscretamente são doados beneficiando o todo.

Para essa empreitada um jovem fora designado para dar a assistência de que necessitasse tanto o acervo como aqueles que necessitassem dele.

Nesse movimento que contagiava o coração dos alunos lançou-se a ideia e foi muito bem acatada de bottons. A escola de responsabilizou em mandar confeccionar e venda foi instantânea. Esse foi um dos momentos mais marcantes da EBD pois os alunos não se inibiam de ir pra escola secular com o botton. Até professores e pessoas ligadas a direção de instituições públicas não se cansavam de irem para trabalho como o seu botton.

O blog ebddentrodecasa.blogspot.com.br foi uma ideia recente que ainda vai completar um ano de criação. Ele traz em sua proposta central arquivar toda e qualquer atividade ou material desenvolvido pela Escola Bíblica Dominical de Cajueiro. Este busca paralelamente possibilitar que a memória da EBD seja resgatada dentro de um click por qualquer pessoa onde ela estiver.

Faz parte da ideia colateral do blog desenvolver, através dos protótipos já testados, o espírito cooperador com outras EBDs que queira cooperar e receber cooperação mediante as ideias vivenciadas mutuamente ou mesmo particularmente.

A possível geração de renda através do blog é um sonho que cuidadosamente estar sendo estruturado para o bem coletivo. 

Os calendários fazem parte da ideia de incluir na rotina de fim e início de ano das pessoas a necessidade de lembrar-se da escola, pelos menos para aqueles que gostam de sempre iniciar o ano com seu calendário. Sem falar que a cada calendário distribuídos e uma garantia de extensão da ponte da propaganda dentro de lares onde talvez nunca um professor da EBD chegaria.

Já houve momento e não o refutamos em que a escola precisou se mobilizar para ajudar um dos nossos com alimentos. Logo uma campanha do kilo foi levantada e apoiada pela maioria. Muitas cestas básicas saíram dessa ideia. Os adolescentes foram os precursores da ideias que espalhou-se por todo o grupo. Até mesmo a igreja que a um certo tempo não desenvolvia a atividade foi despertada e começou a incorporar sempre aos cultos de Santa Ceia a proposta que ora fora iniciada na EBD.

Uma preocupação que não demorou muito para fazer parte de nossas ações de marketing foi a ideia do fardamento da EBD, tanto para os alunos como para os professores. No começo ficou a ideia de que será que vai acontecer? Mas uma pitada de dedicação aliada ao interesse coletivo fez com que já somasse quatro diferentes tipos de roupas que desenham o fardamento da EBD ao longo dos últimos quatro anos. Nos últimos quatro anos, sendo a cada ano uma farda diferente e sempre mais bem aceita que outra. Neste ano foi confeccionada mais de 220 fardas, e, ainda tem mais 20 sob encomenda.

Dentro desse contexto de idealização e reestruturação da EBD tornou-se indiscutível a criação e ajustamento do calendário de atividades da EBD. Para as atividades que seriam fixas como datas comemorativas, desfile e entrega de troféus não se abria espaço, salvo as exceções, para implementação de outra atividade dentro do curso dessas atividades. E para as demais atividades a flexibilidade era suporte para a garantia da realização das mesmas.

Recentemente foi idealizado o “Diploma de Honra ao Mérito” para a ser entregue a Equipe da EBD: Porteiros, secretárias, tesoureira, superintendentes e pastor. É uma proposta nova que já promete uma aceitação com medidas satisfatórias.

Vale destacar que a EBD já disponibilizou por várias vezes faixas na frente e proximidades do tempo chamando, comunicando os alunos e demais para as atividades propostas ao longo do ano.

Os professores da EBD já tiveram almoço e também um belo jantar pela passagem da data comemorativa do Dia do Professor. O jantar demonstrou a fartura pela qual a EBD vive nos últimos anos. Dinheiro nunca foi nosso alvo. Sempre buscamos recursos mínimos para atender nossas necessidades e não vermos o trabalho parar em função deste.

Deus Sempre manda a porta se abrir quando ver que precisamos passar por ela. Não é impossível para Deus viabilizar pessoas e junto a essas as ideias e como visitantes os recursos. Chegou em minha ficar para morar. Os recursos são sempre bem vindo nesses momento de fomentação de uma nova perspectiva no âmbito da Escola Bíblica Dominical.

A nossa EBD já intermediou jograis e peças teatrais dentro da nossa programação até os cultos a noite segundo as festividades do momento.

Sempre cultivamos a dinâmica de ao final de cada trimestre viabilizarmos um lanche. Já foi parte de nosso cardápio: sorvete, cachorro, picolé, musse, pastel, saladas, sulcos entre outros.

Sempre que uma data comemorativa como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dias Crianças e Dia do Professor se vive ao longo de nosso Brasil buscamos nesse último triênio fazer valer dentro de nosso contexto educacional. A proposta de interligar nossa escola a atividades que se sucedem dentro da esfera social é mesmo provocativa para instruir os professores sobre nossa responsabilidade de educar, deixando a entender que esta vai além de promover um discurso dentro de uma aula, ela precisa ligar o indivíduo ao meio que o cerca sem fazê-lo perder sua essência, ao contrário transformá-lo pela renovação da forma de entender a Vida Cristã.

As lembrancinhas são determinantes nesse momento pois integra os professores e alunos desde o momento da confecção até o momento da entrega. E quando essas fazem parte da paisagem doméstica seja na sala, quarto, cozinha ou área já nos limitamos a discursar já que a representatividade era vai mudando de acordo com cada indivíduo. Contudo o impacto continua sendo coletivo que além de gratificante, positivo e sólido e contagiante fazendo o surgimento de novas ideias serem freqüente.

A Escola Bíblica Dominical não é um órgão isolado da igreja. Ela precisa estar atrelada aos demais departamentos como um todo. E é ela que precisa cria as vias pelas quais os departamentos se entrecruzem. É de responsabilidade da superintendência fazer essa ação acontecer caso contrário pelo excesso da luz se perde a visão.

Com essa compreensão a nossa EBD investiu em evangelismo ao longo desse percurso fazendo a doação de 3.000 (três mil) literaturas evangélicas adquiridas com recursos próprios e foram posteriormente doadas para o departamento de Evangelismo masculino da igreja local. O gruo que fora beneficiado intitulado Equipe Missionário Clarim de Deus pela sua jovialidade, pois agora que vai chegando ao seu 3º ano de fundação precisou desse apoio, e, fizemos com  toda a satisfação e obrigação que nos cabe.

Sempre buscando apresentar o melhor que podíamos oferecer para o mestre nos foi responsabilizado pelo zelo que contagiou os nossos corações em termos um espaço como a “nossa cara”. A igreja já dispunha de um anexo que este houvera sido construído para fins de eventos sociais e educacionais. Contudo não havia se quer um identificação desse como indicador das atividades a que se propunha. E foi de nossa alçada fazer com que o anexo tivesse uma fachada pintada com a personalização segundo nossa identificação. Tarefa pensada, tarefa cumprida. Foi ao final de 2012 que conseguimos realizar esse objetivos que deixou algo tão peculiar com a “nossa cara” realmente. E que nos ajuda silenciosamente em divulgar o departamento de ensino de nossa igreja. O investimento foi de R$ 50,00 ( cinqüenta reais) mas os benefícios não nos fora ainda contabilizados pela amplitude formal e informal, mas sempre beneficiando o todo.

A EBD como sendo um espaço que constrói ou ajuda a construir seres pensantes partindo de seres pensantes e tendo como bússola em plena valia a Bíblia Sagrada buscou ao longo do percurso implantar projeto onde prioritariamente objetivava aproximar os alunos da própria Bíblia de maneira dinâmica e complementar a estrutura curricular proposta pela editora que a usamos como referencial dentro do processo de ensino de nossa Escola Bíblica Dominical.

O projeto As parábolas de Jesus foi um divisor de águas. Pois este andava paralelo as lições e cada professor tinha a responsabilidade de intercalar dentro da proposta da aula uma das Parábolas de Jesus. O Projeto andou com leveza e ajudou os alunos a verem as Parábolas de Jesus sob o olhar profético e atual intercalado com os ensino de toda a Bíblia.

Já o Projeto Seja um dos 120 buscou inquietar os crentes que outrora alunos da EBD estavam distantes de suas atividades rotineiras dentro da escola. Esse foi o primeiro projeto que a escola desenvolveu para atrair a atenção dos crentes e comunidade. Pois um grupo de Jovens saiu pelas ruas e em casa onde houvesse um crente assembleiano ele entregava uma comunicado onde apresentava em sua ideia geral “Seja 1 dos 120”. E os resultados ainda são colhidos pelo coletivo. Outro projeto que causou um impacto significativo foi os Discípulos de Jesus. Neste cada aluno juvenil e adulto da EBD recebeu um esquema didático onde apresentava através de desenhos personagens com seus respectivos nomes fazendo alusão aos discípulos de Jesus, e sempre ao final da escola os alunos eram questionados sobre a referência e nomes dos discípulos de Jesus.

O Proposto Harpa Cristã: Autores e história não foi promissor. Pois os alunos incumbido para a tarefa foram os jovens e como no período de implementação do Projeto o acesso aos veículos de informação de massa que favoreciam uma boa pesquisa não acessível ocasionou um entrave e ainda estar dentro das expectativas da superintendência continuar o projeto já que já dispomos de meios facilitadores para a concretização e exposição para toda a EBD do mesmo.

Existe outra preocupação que é bastante discutida e onde procuramos instigar o surgimento das ideias, e aqueles ajustes nos pontos que corriqueiramente se descompactam com desenvolver das atividades trata-se assim de nossas reuniões pedagógicas. Procuramos a desenvolver ordinariamente  a cada trimestre e extraordinariamente quando existe algum evento que exige um ajuntamento de seus membros para consolidar as ideias e fatos bem como para avaliação de nossas atividades e objetivos.

Os troféus tratam de um mecanismo pelo qual nosso público é motivado e por este poder atestar aqueles que vislumbram ou não dos mesmo ideais que este também é elemento primordial na construção do pensamento. E que a partir desse troféus pessoas são ensinadas sobre o papel da EBD dentro da estrutura organização da família. A EBD faz um papel que dificultosamente muitos pais procuram fazer sem muitas vezes obter o sucesso esperado. Alem da EBD contribuir no processo de socialização do indivíduo ela oportuniza esse indivíduo a transformação cuidadosamente sua maneira de pensar, ver e discursar sobre a vida.

As bolsas de colo tratam de umas bolsas de TNT personalizadas com slogan da escola que serão distribuídas para todas as mulheres que compõe a equipe da EBD desde professoras, secretárias e tesoureira

Sendo assim muitas vidas são transformadas pela ação conjunta de um grupo de homens e mulheres desbravadoras e tendo a luz da Palavra de Deus buscam apresentar Jesus ao homem. E Jesus apresenta junto com o Espírito Santo o homem a Deus.

Obrigado meu Deus, Senhor Jesus Cristo e Consolador Espírito Santo! Que sempre possamos contribuir como canais Teu aqui na Terra!

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