EBD: PASSO A PASSO PARA UM SUCESSO PROMISSO
Alevilson da Silva Tavares
A
Escola Bíblica Dominical em parâmetros educacional tem buscado ao longo dos
últimos quatros anos inquietar a membrazia da igreja local para um olhar mais
apurado sobre suas condições reais e futuras.
Mistificar
o processo de ensino sem ferir a Sã Doutrina por seus víeis bíblicos não nos
foi uma tarefa fácil se olhar pelo âmbito administrativo. Pois precisou em todo
o tempo moldar paulatinamente o pensar de cada professor sem que este se desse conta
da mudança avassaladora que o mesmo chegaria ao final do processo.
Reuniões pedagógico administrativo
foram implementadas trimestralmente o que só ocorria no início de cada ano para
fins de ajustamento do corpo docente.
O
problema dos alunos chegarem mais cedo e não disporem do templo aberto foi
resolvido com uma dinâmica entre a sala da juventude onde através de uma escala
dominical jovens do sexo masculino, eram incumbido de abrir o templo, deixar um
hino tocando e ficar de prontidão para receber os alunos com o máximo de
carisma possível. Eram instituídos indiscretamente na EBD, porteiros para atuarem durante o funcionamento da EBD. O que
perdura até hoje.
Os recursos financeiros também foram
motivos de quebra de paradigma, não foi simples, pois, ao alongo de mais de 70
anos de EBD em Cajueiro – Touros/RN a Escola Bíblica Dominical não dispunha de
quaisquer recursos. Isso era grave! As ofertas seguiam para a tesouraria geral.
A partir dessa nova perspectiva de ver a EBD a superintendência solicitou que
estas ficassem concentradas na tesouraria da própria EBD para auto-suficiência da
mesma em fins pedagógicos e administrativas.
O Material de estudo foi outra “barreira”
que precisou ser aplainada. sendo de responsabilidade do pastor da igreja e
somado a suas responsabilidades eclesiásticas mais a distancia da capital do
estado- pois era de lá que obtínhamos todo o material. O que acarretava de
muitas vezes chegar o dia de iniciar o trimestre e não de dispor de material
pedagógico para implementação das aulas.
A
nova proposta da superintendência da EBD foi adquirir esse material direto da
editora, mesmo que lhe tivesse custo adicionais de frete contudo quando equipe
com a comodidade de receber pelos correios, em casa, com um prazo de pagamento
confortável e com uma possível geração de renda para a EBD. E ainda podendo
tornar o preço das revistas e outros
mais acessíveis, logo mais alunos comprariam o que estimularia a frequência
na EBD. Ideia acatada e confirmada nos resultados.
Materiais
como pastas visuais, que dentro do
curso da editora que utilizamos de sua estrutura curricular para as aulas de
Material, jardim de Infância e Primários reincidem a cada três anos, não foi
mais disponibilizado para as docentes tomarem posse definitiva e sim ficar sob
responsabilidade da EBD, assim quando voltasse o temática não precisaríamos
comprar o material novamente.
Quanto
aos professores dos jovens e adultos um desafio instigador foi lançado buscando
corrigir um grave erro que perdurou décadas. O nobre professor pedagogicamente
dispunha de Bíblia e revista para uma aula. Vale destacar que o nível de
acadêmico dos irmãos da igreja só veio ser ampliado nos últimos oito anos coma
chegada de universidade nas circunvizinhanças.
Contudo
o professor que não dispunham de um bom nível de escolaridade recebia uma lição
para ser explorada com os alunos sem quaisquer auxílios paradidáticos e isso
comprometia sua aula e toda a conjuntura da EBD local, pois se seu aluno não
percebia segurança na temática exposta logo não se via motivado para compor um
quadro onde não conseguia acompanhar o raciocínio do professor.
Esse
ponto foi corrigido com uma ação simples. A editora que fornece o material
pedagógico sempre lança um livro
paralelo ao lançamento de cada lição. Então sumariamente comprou-se um
livro e este era xerografado entre os professores. Após o desenvolvimento e “dependência”
do professor pelo livro paradidático e vendo como este era determinante em suas
aulas então foi sugerido a compra individual do livro. Essa proposta foi aceita
de forma unânime. E hoje até alunos solicitam o livro.
Os
professores não ficaram apenas como expectadores dentre desse processo de
mudança simultânea estes foram submetidos a cursos de reciclagem no aspecto
pedagógico. Alguns deles participaram de conferência voltada a educação cristã,
curso de preparação para trabalhar com crianças isso em outras delimitações
geográficas.
Pensando
nos demais que não dispunham de tempo e recurso, se fosse necessário, a nossa
EBD criou um treinamento local que há quatros anos “incomoda” e estimula o
professor na arte de educar o nosso alunado com uma confiança daquilo que se
faz e com a certeza de que essa segurança estar trilham os olhos da pedagogia e
sem perder a Bíblica como foco central. Assim estava criado o SIMPÓSIO DE EDUCADORES CRISTÃOS, sua
criação foi em 2010, e apenas em 2012 não houve o simpósio, pois toda a igreja
estava imbuída na construção do Novo templo da Assembleia de Deus em nossa
comunidade e os recursos não estavam sendo destinando para outros fins.
Ao
longo dos Simpósios estiveram como palestrantes Psicólogos, Especialistas em
educação, Mestre em teologia, conselheiros familiares, teólogos, biólogos,
pedagogos, pastores, presbíteros, diáconos e auxiliares com diferentes
especialidades na esfera da educação cristã.
Buscou-se
nesse percurso explorar o ministério do ensino com o tema do I simpósio “Cumpre
o teu Ministério”(II Tm 4.5), o II simpósio tratou da posição do crente no
processo de ensino com a temática “transformai-vos pela renovação do vosso
entendimento” (Rm 12.2) e sub tema: EBD: tem um aluno lá em casa, por fim o III
Simpósio explorou A chamada de Deus sobre a vida do crente com o temática: “Fiel
é o que vos chama” (I Ts 4. 24).
É de
praxe que para se elencar um trabalho sólido dentro de uma estrutura
educacional faz necessário estarmos dotamos de conceitos simples da área para
se poder então corroborar bem como sustentar as ideias propostas mediante as
críticas oriundas da ação em que estar se investindo. A teoria não é tudo mas
barra aqueles que querem colocar tudo de águas a baixo.
Precisamos
nos deter a leitura durante esse processo. Pois era nossa a responsabilidade de
construirmos localmente pilares que seriam utilizados como base para aqueles
que posteriormente levantariam as “paredes”. E assim precisavam estarem
convictos de que não se tratavam de emocionalismo ou mera influência de grupos
que visam status no meio.
A
literatura ajuda a podar quem vem e quem vai. Quem começou e quem terminou.
Entre
muitos pilares que precisavam sustentar a EBD, através de leituras
especializadas, colocamos em destaque os livros que corroboraram nesse processo:
ü Bíblia
Sagrada
ü Harpa
Cristã
ü Marketing
para Escola Bíblica Dominical (César Moisés Carvalho)
ü Manual
da Escola Bíblica Dominical (Antonio Gilberto)
ü Manual
do Professor da Escola Dominical (Antonio Gilberto)
ü Ensinando
com êxito na Escola Dominical (Myer Pearlman)
Entendeu-se
ao longo do caminhar que qualquer ideia, produto ou serviço só poderia ser
promovido através de investimento em Marketing. O livro Marketing para Escola
Bíblica Dominical de César Moisés Carvalho foi crucial para indicar horizontes
que não eram aspirados por limitações culturais. A partir de então uma nova
postura foi assumida nesse contexto.
Agora
a EBD sai de dentro do templo e passa a fazer parte do convívio das pessoas na
comunidade, em suas ruas, casas, escolas e a própria igreja. Os limites de
atuação espaciais e ideológicos precisaram ser revisto para ser ampliado já que
mais pessoas buscavam integrar esse “conjunto que já não era mais unitário”
agora já estava bem abastecido de elemento que já pode até fazer intercessões.
A
EBD caiu em campo, a “mão na massa” mesmo, e isso foi determinante. A seguir
pontua-se alguns elementos que fizeram parte dessa dinâmica:
ü Acessibilidade
dos matérias didáticos e para didáticos
ü Adesivos
para Bíblias (Slogan da EBD)
ü Adesivos
para carro (Slogan da EBD)
ü Adesivo
para moto (Slogan da EBD)
ü Almoço
com a equipe da EBD
ü Amigo
secreto (adolescentes, jovens e senhoras)
ü Anúncios
ao longo dos cultos na semana
ü Aula
na Praia (crianças e adolescentes)
ü Auto-suficiência
financeira (ofertas destinadas a própria EBD)
ü Bandeira
da EBD (slogan da EBD)
ü “Benção”
para crianças (guloseima ao final de cada aula)
ü Biblioteca
da EBD
ü Bibliotecário
ü Bolsas
de “colo”
ü Bottons
ü Blog:ebddentrodecasa.blogspot.com.br
ü Calendário
personalizado com slogan da EBD
ü Campanha
do quilo (Distribuição de cesta básica)
ü Camisa
(Simpósio)
ü Cronograma
anual de ações da EBD
ü Diploma
de Honra ao Mérito (para a Equipe que trabalha na EBD).
ü Faixa
convidando os alunos para matrícula
ü Fardamento
para alunos da EBD.
ü Fardamento
para professores da EBD
ü Festas
de comemorações do Dia das Mães e Pais
ü Gincana
para arrecadação de material (livros para Biblioteca da EBD)
ü Gincana
para escolha do slogan
ü Jantar
com Equipe da EBD
ü Jogos
bíblicos educativos
ü Jograis
ü Lanche
(ao final de cada trimestre)
ü Lembrancinhas
personalizadas pás as datas comemorativas
ü Livro
paralelo ao lançamento de cada lição
ü Patrocínio
de literatura para equipe de evangelismo: Equipe Missionária Clarim de Deus
ü Peças
teatrais
ü Pintura
da fachada do departamento da EBD
ü Porteiros
para EBD
ü Projetos:
(Parábolas de Jesus, seja um dos 120 e Harpa Cristã: autores e história, os
Discípulos de Jeus)
ü Reuniões
pedagógico administrativo
ü Reutilização
das Pastas visuais
ü Simpósio
de Educadores Cristãos
ü Slogan
da EBD
ü Troféus
(para alunos e professores)
Entende-se
que qualquer atividade que seja organizada ou mesmo promovida pela EBD faz com
haja uma delimitação de espaço e tempo dentro do cotidiano das pessoas bem como
mediante organograma da igreja.
Para
amenizar os custos as cadernetas foram produzidas dentro da EBD. Fazendo assim
tanto reduzimos os custos, já que antes eram adquiridas via editora como
pudemos personaliza cada caderneta.
O
slogan da EBD passou a compor o cabeçalho junto ao slogan da Assembleia de Deus
dos documentos como oficiais da igreja: escala oficial de trabalho, cartas de
recomendação, transito e visitas, certidão e outros.
O
Dia da Bíblia, 1º domingo de dezembro, passou a ser visto e homenageado pela
EBD. Essa data abriu espaço para que fosse implementado anualmente o Desfile da
EBD em toda comunidade, neste já foram abordados vários temas a citar: 2011,
2012 e 2013. No primeiro desfile em 2011, foi exposta a história da Bíblia
Sagrada. No ano de 2012 a História do evangelho em Cajueiro, foi lembrada
destacando os personagens que contribuíram para o evangelho de Nosso Senhor
Jesus Cristo fosse plantado, enraizado e ramificado dentro de nossa comunidade
cajueirense. Agora em 2013 abordamos a Missão transcultural e extrangeira como
temática central do desfile.Neste tivemos a contribuição do Secretário Estadual
de Missões das Assembléias de Deus no Rio Grande do Norte, o Pb Geraldo Majela.
Essa
nova postura assumida pela Equipe da EBD de Cajueiro-Touros/RN ao longo desses
últimos cinco anos desencadeou a possibilidade de intercambio de nossa EBD com
outras junto a Natal, Campo Redondo, São Miguel, Santa Luzia, Touros, Lagoa do
Sal, São José, Vila Assis, Vila Mayne, Vila Israel, Parazinho, Espírito Santo e demais igrejas assembleianas e
outras que viram em nosso trabalho um
norteador a ser seguido.
Seguros
de que a propaganda é crucial para o desenvolvimento de um trabalho o slogan da
EBD foi alvo de muito garimpo. Sumariamente adesivo para carros, motos e Bíblias
foram confeccionados com objetivos duplamente pensados primeiro o marketing da
EBD e segundo a aquisição de fundos para a escola, sem falar no sentimento de
cooperação e valorização que cada aluno estava tendo em poder divulgar não
somente ações da escola mas também que ele construía tudo isso.
A
criação do slogan foi resultado de ideias e de uma Gincana promovida para os
jovens com a contribuição da superintendência e amigos colaboradores.
O
Dia dos Professores, secularmente comemorado no dia 15 de outubro também foi
usado como ponte para integrar a equipe. Um momento de confraternização já foi
organizado neste dia afim de incorporar mais essa data no calendário de
atividades comemorativas da EBD. Aqui os professores não contribuíram com nada,
todos os recursos vieram de doações de terceiros.
O
amigo secreto foi uma ideia que surgiu os jovens da classe Vencendo com Cristo
e contagiou parte da escola. Logo estavam senhoras e adolescentes compactuando
da atividade. E alguns alunos que não dispunha de condições para adquirir sua
lembrancinha para seu amigo secreto a escola patrocinava.
Percebeu-se
que o momento dos cultos seria um bom momento para divulgar o trabalho que ora
se desenvolvia na escola. E quase que diariamente era realizada uma chamada
convidando os irmãos para se matricularem e oportunamente colocando algumas das
atividades desenvolvidas no período. Essa ação perdurou nos últimos quatro
anos.
Crianças
e adolescentes já desfrutaram da oportunidade assistirem aula na praia. No caso
dos adolescentes um ponto deserto de uma das praias de Cajueiro foi escolhida,
a citar a “barretinha” e embaixo de uma cobertura de palha (palhoça ou rancho)
a aula foi desenvolvida, após o momento da aula eles que previamente haviam
sido comunicado da atividade levaram roupa de banho e caíram na água. Após o
banho todos lancharam e foram para suas casas alegres e saltitantes.
Em
função de algumas atividades solenes realizadas na igreja e EBD ficou a
inquietação de que esta precisava de algo que chamasse a atenção do público sem
perder a essência do que se propunha durante as atividades. E até mesmo para
enriquecer o material de marketing da EBD. Após observações em campo e
aquisição de recurso via doação fora do espaço evangélico foi idealizada e
confeccionada uma bandeira para ser utilizadas nas atividades solenes e ainda
durante os desfiles que agora faria parte dos organograma de atividades da
escola.
As
crianças foram pensadas em diferentes dimensões. Alguns jogos bíblicos foram
adquiridos com recursos próprios. E uma ação idealizada por uma esposa de uma
pastor que há oito anos já não pastoreia nossa congregação foi restaurada e
ficou fazendo parte cenário da escola, a famosa “benção” após a aula. Cada
criança recebe uma guloseima para ir para casa se distraindo e assim fazendo
propaganda da EBD.
Por
volta de 2010 um projeto audacioso mas necessário foi elencado e lançado para a
juventude da EBD. A criação da Biblioteca da EBD. Para tanto fazia-se
necessário a aquisição de material para tal acervo. Uma gincana foi idealizada
e deu certo. Muitos livros, jornais, bíblias, novo testamento,harpas,
apostilas, mapas, atlas entre outros foram arrecadados.
Até
hoje o material adquirido beneficia novos convertidos que não dispõe de Bíblia
ou mesmo uma revista para estudos. Esse indiscretamente são doados beneficiando
o todo.
Para
essa empreitada um jovem fora designado para dar a assistência de que
necessitasse tanto o acervo como aqueles que necessitassem dele.
Nesse
movimento que contagiava o coração dos alunos lançou-se a ideia e foi muito bem
acatada de bottons. A escola de responsabilizou em mandar confeccionar e venda
foi instantânea. Esse foi um dos momentos mais marcantes da EBD pois os alunos
não se inibiam de ir pra escola secular com o botton. Até professores e pessoas
ligadas a direção de instituições públicas não se cansavam de irem para
trabalho como o seu botton.
O
blog ebddentrodecasa.blogspot.com.br foi uma ideia recente que ainda vai
completar um ano de criação. Ele traz em sua proposta central arquivar toda e
qualquer atividade ou material desenvolvido pela Escola Bíblica Dominical de
Cajueiro. Este busca paralelamente possibilitar que a memória da EBD seja
resgatada dentro de um click por qualquer pessoa onde ela estiver.
Faz
parte da ideia colateral do blog desenvolver, através dos protótipos já
testados, o espírito cooperador com outras EBDs que queira cooperar e receber
cooperação mediante as ideias vivenciadas mutuamente ou mesmo particularmente.
A
possível geração de renda através do blog é um sonho que cuidadosamente estar
sendo estruturado para o bem coletivo.
Os
calendários fazem parte da ideia de incluir na rotina de fim e início de ano
das pessoas a necessidade de lembrar-se da escola, pelos menos para aqueles que
gostam de sempre iniciar o ano com seu calendário. Sem falar que a cada
calendário distribuídos e uma garantia de extensão da ponte da propaganda
dentro de lares onde talvez nunca um professor da EBD chegaria.
Já
houve momento e não o refutamos em que a escola precisou se mobilizar para ajudar
um dos nossos com alimentos. Logo uma campanha do kilo foi levantada e apoiada
pela maioria. Muitas cestas básicas saíram dessa ideia. Os adolescentes foram
os precursores da ideias que espalhou-se por todo o grupo. Até mesmo a igreja
que a um certo tempo não desenvolvia a atividade foi despertada e começou a
incorporar sempre aos cultos de Santa Ceia a proposta que ora fora iniciada na
EBD.
Uma
preocupação que não demorou muito para fazer parte de nossas ações de marketing
foi a ideia do fardamento da EBD, tanto para os alunos como para os
professores. No começo ficou a ideia de que será que vai acontecer? Mas uma
pitada de dedicação aliada ao interesse coletivo fez com que já somasse quatro
diferentes tipos de roupas que desenham o fardamento da EBD ao longo dos
últimos quatro anos. Nos últimos quatro anos, sendo a cada ano uma farda
diferente e sempre mais bem aceita que outra. Neste ano foi confeccionada mais
de 220 fardas, e, ainda tem mais 20 sob encomenda.
Dentro
desse contexto de idealização e reestruturação da EBD tornou-se indiscutível a
criação e ajustamento do calendário de atividades da EBD. Para as atividades
que seriam fixas como datas comemorativas, desfile e entrega de troféus não se
abria espaço, salvo as exceções, para implementação de outra atividade dentro
do curso dessas atividades. E para as demais atividades a flexibilidade era
suporte para a garantia da realização das mesmas.
Recentemente
foi idealizado o “Diploma de Honra ao Mérito” para a ser entregue a Equipe da
EBD: Porteiros, secretárias, tesoureira, superintendentes e pastor. É uma
proposta nova que já promete uma aceitação com medidas satisfatórias.
Vale
destacar que a EBD já disponibilizou por várias vezes faixas na frente e
proximidades do tempo chamando, comunicando os alunos e demais para as
atividades propostas ao longo do ano.
Os
professores da EBD já tiveram almoço e também um belo jantar pela passagem da
data comemorativa do Dia do Professor. O jantar demonstrou a fartura pela qual
a EBD vive nos últimos anos. Dinheiro nunca foi nosso alvo. Sempre buscamos
recursos mínimos para atender nossas necessidades e não vermos o trabalho parar
em função deste.
Deus
Sempre manda a porta se abrir quando ver que precisamos passar por ela. Não é
impossível para Deus viabilizar pessoas e junto a essas as ideias e como
visitantes os recursos. Chegou em minha ficar para morar. Os recursos são
sempre bem vindo nesses momento de fomentação de uma nova perspectiva no âmbito
da Escola Bíblica Dominical.
A
nossa EBD já intermediou jograis e peças teatrais dentro da nossa programação
até os cultos a noite segundo as festividades do momento.
Sempre
cultivamos a dinâmica de ao final de cada trimestre viabilizarmos um lanche. Já
foi parte de nosso cardápio: sorvete, cachorro, picolé, musse, pastel, saladas,
sulcos entre outros.
Sempre
que uma data comemorativa como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dias Crianças e Dia
do Professor se vive ao longo de nosso Brasil buscamos nesse último triênio
fazer valer dentro de nosso contexto educacional. A proposta de interligar
nossa escola a atividades que se sucedem dentro da esfera social é mesmo
provocativa para instruir os professores sobre nossa responsabilidade de
educar, deixando a entender que esta vai além de promover um discurso dentro de
uma aula, ela precisa ligar o indivíduo ao meio que o cerca sem fazê-lo perder
sua essência, ao contrário transformá-lo pela renovação da forma de entender a
Vida Cristã.
As
lembrancinhas são determinantes nesse momento pois integra os professores e
alunos desde o momento da confecção até o momento da entrega. E quando essas
fazem parte da paisagem doméstica seja na sala, quarto, cozinha ou área já nos
limitamos a discursar já que a representatividade era vai mudando de acordo com
cada indivíduo. Contudo o impacto continua sendo coletivo que além de
gratificante, positivo e sólido e contagiante fazendo o surgimento de novas
ideias serem freqüente.
A
Escola Bíblica Dominical não é um órgão isolado da igreja. Ela precisa estar
atrelada aos demais departamentos como um todo. E é ela que precisa cria as
vias pelas quais os departamentos se entrecruzem. É de responsabilidade da
superintendência fazer essa ação acontecer caso contrário pelo excesso da luz
se perde a visão.
Com
essa compreensão a nossa EBD investiu em evangelismo ao longo desse percurso
fazendo a doação de 3.000 (três mil) literaturas evangélicas adquiridas com
recursos próprios e foram posteriormente doadas para o departamento de
Evangelismo masculino da igreja local. O gruo que fora beneficiado intitulado Equipe
Missionário Clarim de Deus pela sua jovialidade, pois agora que vai chegando ao
seu 3º ano de fundação precisou desse apoio, e, fizemos com toda a satisfação e obrigação que nos cabe.
Sempre
buscando apresentar o melhor que podíamos oferecer para o mestre nos foi
responsabilizado pelo zelo que contagiou os nossos corações em termos um espaço
como a “nossa cara”. A igreja já dispunha de um anexo que este houvera sido
construído para fins de eventos sociais e educacionais. Contudo não havia se
quer um identificação desse como indicador das atividades a que se propunha. E
foi de nossa alçada fazer com que o anexo tivesse uma fachada pintada com a
personalização segundo nossa identificação. Tarefa pensada, tarefa cumprida.
Foi ao final de 2012 que conseguimos realizar esse objetivos que deixou algo
tão peculiar com a “nossa cara” realmente. E que nos ajuda silenciosamente em
divulgar o departamento de ensino de nossa igreja. O investimento foi de R$
50,00 ( cinqüenta reais) mas os benefícios não nos fora ainda contabilizados
pela amplitude formal e informal, mas sempre beneficiando o todo.
A
EBD como sendo um espaço que constrói ou ajuda a construir seres pensantes
partindo de seres pensantes e tendo como bússola em plena valia a Bíblia
Sagrada buscou ao longo do percurso implantar projeto onde prioritariamente
objetivava aproximar os alunos da própria Bíblia de maneira dinâmica e
complementar a estrutura curricular proposta pela editora que a usamos como
referencial dentro do processo de ensino de nossa Escola Bíblica Dominical.
O
projeto As parábolas de Jesus foi um divisor de águas. Pois este andava
paralelo as lições e cada professor tinha a responsabilidade de intercalar
dentro da proposta da aula uma das Parábolas de Jesus. O Projeto andou com
leveza e ajudou os alunos a verem as Parábolas de Jesus sob o olhar profético e
atual intercalado com os ensino de toda a Bíblia.
Já o
Projeto Seja um dos 120 buscou inquietar os crentes que outrora alunos da EBD
estavam distantes de suas atividades rotineiras dentro da escola. Esse foi o
primeiro projeto que a escola desenvolveu para atrair a atenção dos crentes e
comunidade. Pois um grupo de Jovens saiu pelas ruas e em casa onde houvesse um
crente assembleiano ele entregava uma comunicado onde apresentava em sua ideia
geral “Seja 1 dos 120”. E os resultados ainda são colhidos pelo coletivo. Outro
projeto que causou um impacto significativo foi os Discípulos de Jesus. Neste
cada aluno juvenil e adulto da EBD recebeu um esquema didático onde apresentava
através de desenhos personagens com seus respectivos nomes fazendo alusão aos
discípulos de Jesus, e sempre ao final da escola os alunos eram questionados
sobre a referência e nomes dos discípulos de Jesus.
O
Proposto Harpa Cristã: Autores e história não foi promissor. Pois os alunos
incumbido para a tarefa foram os jovens e como no período de implementação do
Projeto o acesso aos veículos de informação de massa que favoreciam uma boa
pesquisa não acessível ocasionou um entrave e ainda estar dentro das
expectativas da superintendência continuar o projeto já que já dispomos de
meios facilitadores para a concretização e exposição para toda a EBD do mesmo.
Existe
outra preocupação que é bastante discutida e onde procuramos instigar o
surgimento das ideias, e aqueles ajustes nos pontos que corriqueiramente se
descompactam com desenvolver das atividades trata-se assim de nossas reuniões
pedagógicas. Procuramos a desenvolver ordinariamente a cada trimestre e extraordinariamente quando
existe algum evento que exige um ajuntamento de seus membros para consolidar as
ideias e fatos bem como para avaliação de nossas atividades e objetivos.
Os
troféus tratam de um mecanismo pelo qual nosso público é motivado e por este
poder atestar aqueles que vislumbram ou não dos mesmo ideais que este também é
elemento primordial na construção do pensamento. E que a partir desse troféus
pessoas são ensinadas sobre o papel da EBD dentro da estrutura organização da
família. A EBD faz um papel que dificultosamente muitos pais procuram fazer sem
muitas vezes obter o sucesso esperado. Alem da EBD contribuir no processo de
socialização do indivíduo ela oportuniza esse indivíduo a transformação
cuidadosamente sua maneira de pensar, ver e discursar sobre a vida.
As
bolsas de colo tratam de umas bolsas de TNT personalizadas com slogan da escola
que serão distribuídas para todas as mulheres que compõe a equipe da EBD desde
professoras, secretárias e tesoureira
Sendo
assim muitas vidas são transformadas pela ação conjunta de um grupo de homens e
mulheres desbravadoras e tendo a luz da Palavra de Deus buscam apresentar Jesus
ao homem. E Jesus apresenta junto com o Espírito Santo o homem a Deus.
Obrigado
meu Deus, Senhor Jesus Cristo e Consolador Espírito Santo! Que sempre possamos
contribuir como canais Teu aqui na Terra!
Nenhum comentário:
Postar um comentário