PROJETO: AS PARÁBOLAS DE JESUS
DURAÇÃO: 1 MÊS
PERÍODO DE EXECUÇÃO:
OUTUBRO DE 2012
PÚBLICO ALVO: Todos os alunos da EBD
JUSTIFICATIVA:
Ao longo de 3
anos o Mestre Jesus executou seu ministério e fez uso de 39 parábolas e nestas
explorando os mais diversos assuntos afim de chegar a compreensão daqueles que
lhes cercavam a intensidade do “amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e
temperança (Gl 5.22)” que faziam parte de Seu ser, eram sim suas
características primeiras e precisavam serem vistas e vividas por todos. Pois,
eram seus frutos do Espírito.
Como Igreja do
Senhor na terra, cabe-nos a responsabilidade de propagar esse evangelho que
fora anunciado por Aquele que através de sua vida mostrou que não podemos parar,
Ele mesmo destacou “IDE por todo o mundo, PREGAI o evangelho a toda
criatura...” (Mc 16.15). E Ele o fez
muito bem. Ele evangelizou (Mt 4. 17; Mc 10.17; Lc 8.4) Ele fez discípulos (Mt.
10; Mc. 3. 13; Lc. 6. 12; Jo 1.35-43 ), Ele ensinou (Mt 5 -7; Mc 12; Lc 6.17-49),
Ele curou (Mt 12. 9-21; Mc 10.46-52; Lc 7; Jo 4. 43-54). Ele mesmo se
apresentou para alguns, como foi necessário – talvez a cegueira espiritual não
condicionasse aqueles de perceberem então Ele fala afim de chegar ao
conhecimento – como: Luz do mundo (Jo 8.12) mas também responsabilizou aqueles
que lhe seguiam que eles também receberiam a titulação “Luz do mundo” (Mt
5.14).
Considerando que
as parábolas foram exemplos didáticos bastante utilizados por Jesus em seu ministério
terreno e entendendo que o mundo sempre busca daqueles que são Luz como Ele o
era e é, esse projeto busca tornar familiarizada as 39 parábolas de Jesus como
mecanismo de evangelismo, discipulado, ensino e manifestação do poder de Deus.
Essas
parábolas estão distribuídas nos escritos dos livros de Mateus, Marcos e Lucas.
E o contanto com as mesmas fará despertar no alunado o gosto pela leitura da
Palavra, já que estes poderão entender de que se tratam esses trechos das
escrituras que muitas vezes aqueles que não têm um entendimento preferem fechar
a Bíblia por não concluírem seu raciocínio sobre o texto como um todo.
OBJETIVOS:
Entender que Jesus se utilizou de 39 parábolas no
desenvolvimento de seu ministério.
Identificar o contexto geográfico que cada parábola era
apresentada para concluir o objetivo que lhe era proposto
Fazer uso das parábolas como estratégia metodológica durante
os processos de evangelismo, discipulado e ensino.
Despertar o interesse de leitura e estudo por parábolas.
DESENVOLVIMENTO:
Durante a
reunião oficial de início de trimestre, a proposta deve ser apresentada e
discutida entre os professores. Neste ensejo fica destacado que cada professor,
seja ele da turma da infância ou adulto, precisava apresentar introdutoriamente definição,
classificação, importância e da parábola
no seu contexto mais amplo e específico no ministério de Cristo.
Os precisam professores
receberem uma folha xerografada com as 39 parábolas de Jesus (Bíblia de Estudo
Vida, 1999. p 1620) onde são realizadas análises de quais parábolas melhor se
aplicariam dentro do currículo da lição trabalhada.
Fica acordado que cada turma incluirá sim uma
parábola no contexto da lição. Mas que a cada domingo um espaço de 10 a 15
minutos serão reservados para análises da parábola do dia. E nesses momentos de
estudos devem serem distribuídas entre os alunos três ou mais parábolas para
serem lidas e estudadas em casa afim de serem comentadas na aula seguinte.
Concluída a
apresentação do projeto aos professores, e como será feita sua execução entre
as salas é hora de colocar para toda a EBD. É um momento gratificante pois, não
é comum se trabalhar com projetos dentro da EBD seguindo os mecanismos
metodológicos de uma escola secular e, ainda por cima, sem perder a essência de
se cumprir sua função primeira que é estudar a Palavra de Deus.
O momento de
apresentação do Projeto parábolas aos alunos é um instante que exige do
professor domínio sobre a estrutura do projeto como um todo e do assunto em
discussão, caso contrário não transferirá a segurança e confiabilidade que
exige o mesmo e não atenderá as expectativas iniciais dos alunos.
Principalmente se analisarmos pelo olhar da juventude dos tempos em que vivemos.
Uma geração em que as informação tendem a serem processadas com a mesma
velocidade e frieza que são propostas. Ou não. Depende do professor.
Aos senhores e
senhoras é hora sim de firmar o compromisso, assim como com os demais alunos,
de entender a Bíblia por essa via, e como será útil sua aplicabilidade no
cotidiano do exercício do ministério cristão.
É útil nesse
momento de introdução destacar-se: conceito, classificação e importância, bem
como sua aplicabilidade das Parábolas de Jesus no cotidiano cristão. Um
diagnóstico prévio do conhecimento das parábolas que a turma já dispõe é
determinante para se ver em ponto os alunos estão fixados. A metodologia em que
o professor fará uso nesse momento introdutório pode ficar a critério do mesmo,
mas é inconcebível a ausência de um aparato onde possam registradas as
parábolas listadas pelos alunos.
É muito
importante que os alunos sempre tenham atividades voltadas ao tema para
instigar o estudo contínuo da temática durante o período em que estivesse
ausente da escola.
Torna-se
interessante a leitura e releitura da parábola pelos alunos em sala. E quais exemplos
Jesus usaria se estivesse a contar as parábolas no contexto social e geográfico
de nossos dias?
Essa pode ser
uma boa hora de alavancar o estudo das parábolas durantes as atividades
executadas em sala. Outras sugestões de atividades podem são válidas segundo o
perfil de idade do público em que se estar trabalhando no momento. Vejamos: aos
senhores e Senhoras: Um painel pode ser montado a cada aula para exemplificar a
parábola em estudo. Aos Jovens: levantamento geográfico de onde Jesus estava ao
falar as parábolas. Aos adolescentes: confecção de cartilhas com as parábolas
recontadas, sem perder a estrutura original. As crianças dos primários, peças
teatrais podem ser uma boa hora de integrá-lo a parábolas. As crianças do Jardim de Infância, folhas
xerografadas com desenhos que contem a parábola ajudará a envolver no contexto
apresentado.
É muito
importante citar as referências bíblicas da(s) parábola(s) em estudos.
AVALIAÇÃO:
A avaliar é um
momento de verificação de aprendizagem. Onde se busca nos resultados construir
outros resultados que alimentem as expectativas dos que estão envolvidos no
processo.
No Projeto:
Parábolas de Jesus são muitas as oportunidades para avaliação. Por exemplo, perceba
como o aluno reage durante a apresentação. O projeto ficou bem explicado no
momento da apresentação? O comprometimento desse cliente com a proposta de
trabalho apresentada, até no momento da atividade que lhe foi incumbida. Ele
preocupou-se em fazê-la? Ele a trouxe pronta, ou trouxe somente uma
justificativa por não ter feito? As atividades confeccionadas também são um
ótimo artifício para verificação da aprendizagem. Como ficou manifestado o
entendimento sobre as parábolas estudas? Ele demonstrou aprendizagem
satisfatória?
CONCLUSÃO:
O Projeto
Parábolas de Jesus é uma maneira de questionar-se sobre como estar nossa vida
frente aos ensinos de Jesus. Ainda podemos desenvolver na EBD alunos que
crescerão no estudo da temática e que toda igreja verá o reflexo desse
aprendizado.
A
evangelização e o discipulado sempre deve ser um dos pilares desse estudo.
O PROJETO PARÁBOLAS DE JESUS pode ser assim sintetizado
Alevilson da Silva
Tavares
Título
|
As Parábolas de Jesus
|
|
Objetivos
|
Promover o estudo das parábolas de Jesus.
Entender que Jesus se utilizou de 39 parábolas no desenvolvimento de
seu ministério.
Identificar o contexto geográfico que cada parábola era apresentada
para concluir o objetivo que lhe era proposto
Fazer uso das parábolas como estratégia metodológica durante os
processos de evangelismo, discipulado e ensino.
Despertar o interesse de leitura e estudo por parábolas.
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Desenvolvimento
|
1ª fase
|
Apresentação- entrega das parábolas xerografadas-
e estudo dirigido com os professores. Esse momento é crucial para
distribuição do tema em estudo segundo o faixa etária da sala.
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2 ª fase
|
É hora de incluir o aluno na história.
Reservam-se uns 15 minutos da aula e coloca-se os objetivos do projeto. Os
alunos também precisam receber essa listagem das parábolas.
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3 ª fase
|
Estudos sistemáticos através de atividades
desenvolvidas em aula ou em casa. É muito importante inquietar o aluno para
que ele se envolva no projeto com atividades que ele precise apresentar para
toda a turma. Caso o aluno seja extremamente tímido o professor pode ler seus
registros, mas isso em último caso.
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4 ª fase
|
Esta fase não ocorre necessariamente no final do
projeto para todas as turmas, ela é bem características das crianças e
adolescentes. Contudo é importante destacar que esse momento do projeto é
marcado para apresentação à turma do que foi construído individualmente (seja
um painel, varal, paródia, poema, música, confecção de cartilhas,
levantamento geográfico, peças teatrais, ou mesmo o baú das parábolas¹.
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|
Avaliação
|
No Projeto: Parábolas de Jesus
são muitas as oportunidades para avaliação. Por exemplo, perceba como o aluno
reage durante a apresentação. O projeto ficou bem explicado no momento da
apresentação? O comprometimento desse cliente com a proposta de trabalho
apresentada, até no momento da atividade que lhe foi incumbida. Ele
preocupou-se em fazê-la? Ele a trouxe pronta, ou trouxe somente uma
justificativa por não ter feito? As atividades confeccionadas também são um
ótimo artifício para verificação da aprendizagem. Como ficou manifestado o
entendimento sobre as parábolas estudas? Ele demonstrou aprendizagem
satisfatória?
|
|
Conclusão
|
O
Projeto Parábolas de Jesus é uma maneira de questionar-se sobre como estar nossa
vida frente aos ensinos de Jesus. Ainda podemos desenvolver na EBD alunos que
crescerão no estudo da temática e que toda igreja verá o reflexo desse
aprendizado.
A
evangelização e o discipulado sempre será o alvo desse estudo.
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Bibliografia
|
Bíblia de Estudo Vida (ARA), 1999.
Lição Parábolas de Jesus, nº___, trimentre____ano
____ CPAD.
Pesquisas virtuais via INTERNET.
|
¹ Espaço onde estarão escritas e
ilustradas as parábolas estudadas.
AS
PARÁBOLAS DE JESUS
Parábola
|
Mateus
|
Marcos
|
Lucas
|
A candeia debaixo
do alqueire
|
5. 14-16
|
4.21-22
|
8.16; 11.33-36
|
Os dez
fundamentos
|
7.24-27
|
6.43-49
|
|
Pano novo e
vestido velho
|
9.16
|
2.21
|
5.36
|
Vinho novo em
odres velho
|
9.17
|
2.22
|
5.37-38
|
O semeador
|
13.3-8,18-23
|
4.3-8,14-20
|
8.5-8,11-15
|
O joio
|
13. 24-30,36-43
|
||
O grão de
mostarda
|
13.31,32
|
4.30-32
|
13.18,19
|
O fermento
|
13.33
|
13.20,21
|
|
O tesouro
escondido
|
13.44
|
||
A pérola de
grande preço
|
13.45-46
|
||
A rede
|
13.47-50
|
||
O pai de família
|
13.52
|
||
A ovelha perdida
|
18. 12-14
|
15.4-7
|
|
O credor
compassivo
|
18.23-35
|
||
Os trabalhadores
na vinha
|
20.1-16
|
||
Os dois filhos
|
21.28-32
|
||
Os lavradores
maus
|
21.33-44
|
12.1-11
|
20.9-18
|
As bodas
|
22.2-14
|
||
A figueira
|
24.32-35
|
13.28-31
|
|
O servo fiel e
prudente
|
24.45-51
|
12.42-48
|
|
As dez virgens
|
25.14-30
|
||
Os talentos
|
25.31-46
|
19.12-27
|
|
O grande
julgamento
|
|||
A semente
|
4.26-29
|
||
Os servos
vigilantes
|
13.34-37
|
12.35-40
|
|
O credor
|
7.41-43
|
||
O bom samaritano
|
10.30-37
|
||
O amigo importuno
|
11.5-8
|
||
O rico insensato
|
12.16-21
|
||
A figueira
infrutífera
|
13.6-9
|
||
Os primeiros
lugares
|
14.7-14
|
||
A grande ceia
|
14.16-24
|
||
O custo do
discipulado
|
14.28-33
|
||
A dracma perdida
|
15.8-10
|
||
O filho pródigo
|
15.11-32
|
||
O administrador
infiel
|
16.1-8
|
||
O rico e lázaro
|
16.19-31
|
||
O senhor e o
servo
|
17.7-10
|
||
O juiz iníquo
|
18.2-8
|
FONTE: Bíblia de Estudo Vida, 1999. p 1620
CRÉDITOS
ALEVILSON
DA SILVA TAVARES SANTOS
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